2 de abril de 2020

Você lembra desse carro? Mercedes-Benz Casse A160 e A190. O alemão naturalizado.

  Olá pessoal! 
  Nova série aqui do Giro Automotivo, abordar a história de alguns carros esquecidos por muitos ou até modelos que ninguém queira lembrar, que as vezes a própria montadora queria esquecer. Carros esses que estão pelas ruas, em pouco ou vários mas ainda circulam por ai. 
  A primeira vitima é um carro da marca da estrela de 3 pontas, estamos falando da Classe A.


  Se você se informa ou conhece o minimo sobre carros e claro, não nasceu depois dos anos 2000, sabe bem que carro é esse, não é um desconhecido mas passa despercebido por nós. Essa era a Mercedes nacional, sim, produzida aqui em nosso pais mais especificamente na cidade de Juiz de Fora.
  Porque eu disse que os mais novos não vão se recordar tanto assim, ela começou a ser produzida e comercializada por aqui em 1999 e não durou muito já que teve sua produção interrompida em no final do ano de 2005.


  Foi muito importante para o desenvolvimento da marca alemã que buscava entrar em um segmento de compactos mais acessíveis, buscando um modelo competitivo de entrada, foi o primeiro carro da Mercedes de transporte de passageiros com tração dianteira e motor dianteiro.
  Sua vida fui curta pois não demorou muito para que o carro se torna-se dificil de manter devido o alto custo das peças importadas e até pelo custo alto de produção que fazia com que o preço do modelo partisse de R$ 33.000, muito caro para época e desde o inicio de seu lançamento ano após ano o volume de vendas foi diminuindo e com isso a fábrica da marca em Juiz de Fora começou a produzir bem menos que sua capacidade de produção.


  Para vocês terem ideia, o Classe A teve inicio de fabricação em 1999 e parou a produção no final de 2005: nesse período foram fabricados pouco mais de 63.000 unidades tendo em vista que a estimativa da marca alemã era de produzir 70.000 veículos por ano na mesma fábrica, então imaginem quanto que a capacidade de produção da fábrica estava reduzida, gerando assim corte de pessoal e equipamentos que ficavam inoperantes.
  Mesmo com sua curta vida, o veiculo teve duas mudanças nesse período, principalmente mecânica. As primeiras chamadas de A160 utilizavam um motor 1.6 litros 8v de 101 cavalos de potência que já em 2002 passou a se chamar A190 com motor 1.9 litros 8v de 125 cavalos de potência e em 2004 pouco antes de dar adeus ela ainda ganhou um facelift para tentar dar uma sobrevida para o modelo mas sem sucesso, bem simplórias mudanças nos para-choque e frisos e acabamentos dos faróis e lanternas e a adesão de piscas nos retrovisores.

  Para a época era um modelo muito completo com uma repleta lista de itens de séries inéditos em carros nacionais até então, mas nada atípico para uma Mercedes-Benz, itens como: Airbag duplo, volante escamoteável, farol de neblina traseiro, freios ABS com EBD, encosto de cabeça para todos os ocupantes, cinto de segurança de 3 pontos para todos ocupantes, retrovisores elétricos, vidros com comando elétrico nas 4 portas com função 1 toque, fora uma lista repleta de outros itens de série pois não havia nenhum opcional, a diferença das versões ficava por conta dos detalhes externos como frisos e para-choques na cor e rodas de ferro com calotas ou rodas de liga-leve. Claro que esses itens que citei temos que levar em conta que era pra ser um carro de entrada, ou seja, a versão mais básica que comparada aos veículos de entrada de marcas nacionais naquela época.


  Tenho certeza que muitos lembram dessa "joaninha" sim, seu vizinho já teve um as vezes até seu pai ou algum outro parente adquiriu um na época e as vezes tem até hoje. Já conheci pessoas que diziam não trocar de jeito nenhum, que nenhum outro carro era capaz de oferecer algo semelhante pelo mesmo preço.
  Elas caíram no esquecimento, o nome mesmo estava excluído até retorno da Classe A para o pais com a chegada da nova geração, acho que por volta de 2013, a terceira do modelo que na Europa não teve sua produção interrompida. 


  No Brasil ela declinou bastante pelo custo de reparo e cesta de peças, por tudo ser importado além de muita gente tirar proveito da situação de ser um nacional com alma importada sem peças a disposição no mercado brasileiro mas muitos proprietários alegam que as peças são sim caras porem tem uma durabilidade diferenciada ou seja, com desgaste equivalente ao preço, foi o que eu entendi, a não ser pela reclamação da suspensão. Fatores como esse faz com que o carro se torne mal falado, mal comentado até por leigos, pessoas sem embasamento algum para criticar e como muitos sabem, noticia ruim voa seja ela verdadeira ou erroneamente compartilhada. Inviabilizou a revenda do veiculo, ganhou fama de "bomba" como muitos associam a carros difíceis de manter e tornando automaticamente complicados de se desfazer. 


Obrigado por acompanhar o Giro Automotivo. Deixe sua dica para uma próxima! Diga: Que carro você acha que foi esquecido ou que você não quer nem lembrar?? Mande por aqui via comentário ou na nossa pagina no Facebook que você pode seguir clicando no link na lateral do site.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário, sua participação é muito importante para nós!