Olá pessoal! Bem vindos a mais uma postagem da série Mal falados, série que o publico gostou bastante pois foram as mais acessadas mesmo com o site sem atualizações, então, está de volta.
Nesta edição, a vitima da vez é o Ford Escort, versão Hobby, equipado com motor 1.0.
Antes de falar do Hobby, devemos falar um pouco do Escort, um carro de grande importância para a Ford no Brasil e no mundo. Ele desembarcou aqui no pais em 1983 com base da sua 3ª geração européia. Foi lançado para aposentar o famoso Corcel. Ele é muito lembrado até hoje, um classico da Ford, principalmente os XR3 mas sem tirar mérito das requintadas versões Ghia, Escort esse que com a versão XR3 em 1985 se tornou o primeiro veiculo conversivel fabricado no Brasil. O modelo ganha nova geração, um facelift, antes da criação da Autolatina.
Não podemos falar do Hobby sem explicar a parceria entre a Ford e a Volkswagen que ocorreu em 1989, parceria chamada de Autolatina. Na Ford com principal mudança nos motores já que a Ford passa a usar os motores AP Volkswagen, motores que geravam potência e desempenho muito mais interessantes que os CHT, o AP foi muito importante principalmente para a versão com apelo esportivo XR3 que de inicio ganha motor 1.8 com 100 cavalos de potência, na próxima geração o Escort passou a usar o motor 2.0i AP com injeção eletronica, mesma mecânica do irmão Gol GTI .
Mas em 1994 chega a linha Escort o motor 1.0 exclusivo da versão Hobby. O nome Hobby surgiu em 1993 em uma versão de entrada porém com motor 1.6 CHT(pouco mais vigoroso), o motor 1.0 do Hobby de 1994 era o mesmo que equipava o famoso Gol 1000, quem não lembra do Gol quadrado com o adesivo fazendo a nomenclatura GOL1000 no emblema da traseira.
O Hobby 1000 surge no momento em que o governo passa a incentivar motores com essa capacidade. Com incetivo e redução de impostos surge uma versão básica, claro, sem itens de série, acho que ai que surgiu o termo, "carro pelado" ou pouco antes quando a Fiat lançou o Mille 1.0 logo após o governo informar o incetivo com opcional até do câmbio de 5 marchas. Quando falamos sem itens de série, é nada mesmo, nada de componentes elétricos do tipo vidros com acionamento elétrico, o painel era bem simplificado apenas com velocimetro, marcador de combustivel e mostrador de temperatura, não havia regulagem dos espelhos retrovisores internamente. Os mais completos passaram a ter desembaçador e limpador traseiro, ar quente e regulagem dos retrovisores, rádio AM/FM, antena de rádio, calotas aro 13 e frisos vermelhos nas laterais e para-choques(como o da foto acima).
Na disputa dos 1.0 "pelados" a Ford foi a ultima a chegar pra disputar posições, como já citamos o Uno Mille 1.0 que oferecia 48 cavalos de potência com opcionais como retrovisor do lado direito e câmbio com 5 marchas. A Volkswagen também já tinha o Gol 1000 que utilizava a mesma mecânica, a Chevrolet nessa época preparava o fim do Chevette Junior(Em breve no Mal falados), também com motor 1.0 pelo Corsa Wind.
O Hobby não fez tão feio assim frente aos concorrentes de mesma litragem, mas tinha numeros bem impressionantes, como: de 0 a 100 Km/h em 19,9s(muita coisa acontece nesse tempo e um Escort não chegou a 100 por hora) e 142 Km/h de velocidade máxima. Com médias de consumo de 11 Km/l na cidade e 14 Km/l na estrada.
Lançado em 1994 foi produzido até metade de 1996. Ford já não era mais Autolatinna e a linha Escort estava prestes a ganhar nova geração que utilizaria motores Zetec Rocam 1.6 e Zetec SE 1.8 16V com versões como GL, GLX a uma substituta(fracassada) da XR3, chamada RS, mas isso ainda vamos abordar em outra postagem.
...A Ford já trazia da Espanha o Fiesta, famoso Fiesta espanhol, que tinha opções de 2 e 4 portas com motor 1.3 Endura e pra linha de 1997 a Ford meio que simultaneamente lança a nova geração do Escort e ja lançou o Ka e Fiesta com motores 1.0 Endura no Ka e opção de 1.3 Endura no Fiesta, que veio a render um motor 1.4 Zetec em algumas versões. Mas o Ka 1.0 passa a ser o veiculo de entrada da marca, o "milzinho" popular.
Agora a dica, se você tem 18 anos e pouco dinheiro, é um ótimo conselho comprar um desses como primeiro caro, quando eu era mais novo o pessoal falava, "a preço de Fusca você melhor equipado", eu penso que estaria a pé de tudo mas não te molha na chuva e acho que te trará pouca incomodação, na boca do povo ele é um carro dito como "relóginho". Claro que há diversas opções pelo mesmo preço, frente aos concorrrentes atualmente acho que é mais facil de revender um carro como Gol Special ou os 1.0MI, Corsa Wind, Uno Mille, mas não tira o mérito de um Hobby, há quem diga que é feio, mas tudo é questão de gosto né meu pessoal, tudo mesmo.
Até a próxima edição, sinta-se a vontade para opinar, citar algum outro modelo que você conheça que é: Mal falado!
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