Mudamos o visual do site, aproveitei e abandonei o Ford Mustang e aderimos a Ferrari F40, clássica Ferrari. O motivo é que ela é minha preferida e memorável, sem tirar o mérito de modelos como F50, tão bela quanto, e até a mais recente Enzo e claro, modelos como Testarossa, Dino e também das Berlinetta, Scaglietti, Fioriano e tantas outras. Inclusive, essa postagem é o ponta pé inicial para conhecermos um pouco mais sobre Ferrari's e a marca em si.
Acompanhem que em breve, mais postagens com um pouco de história da marca do cavalinho rampante.
FERRARI F40
Ela é muito importante se não a mais importante na história das Ferrari, foi a ultima Ferrari idealizada e construída com a supervisão do fundador Enzo Ferrari.
Ela foi lançada em Julho de 1987 com a alusão do nome F40 pois tratava-se de uma edição comemorativa de aniversário de 40 anos da marca italiana.
Projetada pelo estúdio Pininfarina(em breve uma postagem sobre), com o intuito de criar um design inovador e um carro para atingir maiores velocidades com auxilio da aerodinâmica sem perder estabilidade em curvas.
A F40 começou a ser produzida em 1988 e foi fabricada até 1991 totalizando 1.311 unidades produzidas e uma legitima está em solo brasileiro, mas sem nenhuma pretensão de ser vendida para aqueles que tem um maior poder aquisitivo não ficarem tentados.
O motor não era novo, porém era aperfeiçoado. Foi utilizada o mesmo motor da Ferrari 288GTO porém equipada com biturbo com capacidade pra gerar 478 cavalos de potência no 2.9 de oito cilindros em V com capacidade de gerar até 58,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas com a famosa coifa clássica.
Uma Ferrari desenvolvida absolutamente para o desempenho ser o ponto principal, mas sem deixar o luxo e o conforto de uma Ferrari. Apesar de terem surgidos outras edições como a F50 que chegou para comemorar os 50 anos de Ferrari mas a F40 continua sendo a mais classica por ser um marco divisor na história da marca italiana e claro, por ter sido a ultima Ferrari, digamos: "batizada" por Enzo Ferrari.(Que faleceu em 14 de Agosto de 1988).
A F40 começou a ser produzida em 1988 e foi fabricada até 1991 totalizando 1.311 unidades produzidas e uma legitima está em solo brasileiro, mas sem nenhuma pretensão de ser vendida para aqueles que tem um maior poder aquisitivo não ficarem tentados.
O motor não era novo, porém era aperfeiçoado. Foi utilizada o mesmo motor da Ferrari 288GTO porém equipada com biturbo com capacidade pra gerar 478 cavalos de potência no 2.9 de oito cilindros em V com capacidade de gerar até 58,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de 5 marchas com a famosa coifa clássica.
Uma Ferrari desenvolvida absolutamente para o desempenho ser o ponto principal, mas sem deixar o luxo e o conforto de uma Ferrari. Apesar de terem surgidos outras edições como a F50 que chegou para comemorar os 50 anos de Ferrari mas a F40 continua sendo a mais classica por ser um marco divisor na história da marca italiana e claro, por ter sido a ultima Ferrari, digamos: "batizada" por Enzo Ferrari.(Que faleceu em 14 de Agosto de 1988).
Confere abaixo os números técnicos da F40 e mais abaixo, cores diferenciadas que existiram F40 pois todas produzidas eram restritamente vermelhas, o resto é modificação, exceto por uma história curiosa que você acompanha aqui abaixo também:
Motor 2.9 V8 Bi-Turbo.
478 Cavalos.
58,9kgfm de torque.
0-100Km/h: 4 segundos.
324 Km/h de máxima.
Motor 2.9 V8 Bi-Turbo.
478 Cavalos.
58,9kgfm de torque.
0-100Km/h: 4 segundos.
324 Km/h de máxima.
CORES DIFERENCIADAS DAS F40:
Todas F40 são vermelhas originalmente certo? Quem disse sim, errou.
Essa versão cinza existiu, trata-se de uma versão encomendada por um milionário sultão de Brunei, Hassanal Bolkiah.
No final dos anos 80 o milionário queria muito um exemplar da F40 em sua garagem mas fez algumas exigências: teria que ter o volante na direita e teria de ser pintado na cor Gunmetal Grey e não o vermelho clássico. A Ferrari respondeu o sultão dizendo que para ser realizado essas modificações ele deveria encomendar no minimo 6 unidades do esportivo. Como dinheiro não era problema pra ele, ele encomendou logo 7.
O branco cai bem a ela? Concordo, espere até ver a próxima F40 e talvez mudar de ideia. Essa branca foi modificada em 2009 pela Liberty Walk ou LB Performace em Nagoya, no Japão. Além da alteração da cor o modelo ganhou rodas Enkei Sport 12J exclusivas, suspensão a ar além do bodykit personalizado e do aerofólio totalmente remodelado.
Essa é talvez a F40 mais conhecida devido a repercussão, a mídia e por ter sido feita por uma série de TV, mais precisamente do Discovery Channel, modificada pela Gas Monkey Garage na época da realização cordeando por Aaron Kaufman e Richard Rawlings.
Como base do projeto uma Ferrari que havia sido condenada, considerada como perca total após uma batida em alta velocidade que condenou o monobloco do modelo.
Mas não estava tudo perdido e a equipe da Gas Monkey adquiriu a "sucata" para traze-la de volta a vida. O carro foi todo desmontando e fabricado do 0, modificando e alterando as peças danificadas por peças artesanais, isso mesmo, feito a mão utilizando aço italiano e fibra de carbono. A modificação contou com bancos Recaro no interior e o motor ganhou duas novas turbinas, maiores, capaz de gerar 550 cavalos de potência. O toque final foram as rodas HRE e a pintura preta.
Um carro assim faz você pensar se realmente uma F40 tem que ser vermelha e começa a pensar que uma preta na garagem não cairia tão mal assim e o fato de ter sido recuperada de colisão nem parece tão ruim assim quando se observa o resultado final.
Até a próxima postagem pessoal, em breve traremos mais sobre a marca italiana Ferrari, afinal, é uma marca mundialmente famosa e alguns mais outros menos mas ninguém simplesmente: "não gosta" de Ferrari, todo mundo admira a história de todas ou de diversas ou de meia duzia de Ferrari, seja pelo desenho, pela tradição, pelos motores ou somente pelo ronco único.
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