27 de outubro de 2014

A grande batalha: Honda Civic SI x Volkswagen Golf GTI


  Enquanto rolava muitas brigas e muitas amizades eram desfeitas por conta da disputa presidencial que teve o fim trágico que todo mundo viu ontem, mas hoje é um novo dia e esqueça tudo em relação a politica, isso para você que votou 45.
  No mundo automotivo a briga era do carro que veio para por fogo na lenha e mostrar que não está pra conversa fiada, ou será que um deles é um cachorro que muito late e não morde ou seja, promete demais e não cumpre, quase voltei pra politica de novo. O recém-lançado Honda Civic SI ou Volkswagen Golf GTI, qual é sua escolha, se escolhe esse ou aquele, porque escolheu, agora sem contar aparências vamos ver como fica essa briga se colocar um do lado do outro.

Continue lendo para saber esse resultado final.

  A briga entre os carros é uma coisa bem fantasiosa na verdade, afinal, as marcas até se preocupam com a aceitação de seu modelo esportivo no mercado nacional e é claro que quando tem um concorrente que carrega um bom nome e um ótimo passado é coisa para se preocupar, mas não é toda essa bagunça que os fãs desses carros julgam na internet. A disputa no fim é dos fãs do SI x os fãs do GTI quando em redes sociais, sempre sai barraco de criança pequena quando o assunto envolve esses dois carros, ainda mais quando são citados em um mesmo artigo, post, comentário, ai é coisa para dias de confusão em paginas de conteúdo automotivo, grupos de discussão sobre carros.
  Já quando o Civic SI chegou em 2007 na sua geração anterior, ele chegava para brigar com o GTI e foi ai que tudo isso surgiu e virou o que é hoje, por isso a chegada do novo SI era esses comentários quando a briga dos dois.
  Há 7 anos atrás, essa dupla já formava a elite esportiva do Brasil, e disputavam lado a lado o posto principal de esportivo nacional mais forte do mercado, enquanto o SI tinha 192 cavalos, o GTI tinh 193. Na pista eles tinham pouca diferença, no 0 a 100km/h o Civic fez em 7,9 segundos e o Golf fez em 8 segundos. Os dois vinham com câmbio manual de seis marchas para o Civic e de cinco marchas no Golf. No final de 2013 desembarcou o Golf aqui, e não poderia faltar o GTI nesse desembarque, e agora é a vez do Civic SI voltar ao mercado em busca de um lugar ao sol.

  Eu falei que não iria comentar quanto a aparência, mas não da pessoal, temos que falar que os dois são muito distintos quanto ao visual, um tem a cara comportada mas sempre com aquela interrogação do tipo, espere até eu pisar no acelerador, ao estilo de não julgue o livro pela capa, esse é o GTI. O Civic SI é essa nave que vocês veem, visual agressivo e querendo mostrar que não veio para brincadeira, com um design exclusivo e bem mais chamativo ao compara-lo com o Golf. O que faz dele mais agressivo, eu acho que a versão coupê que chegou somente em duas portas já são características de um esportivo de verdade, além das rodas 18 polegadas calçadas com pneus 225/40 e é claro o grandalhão, aerofólio em cima da tampa do porta-malas.
  Você pode pegar um dia e fazer um test-drive nos dois e dar uma volta ao um centro, um lugar movimentado com cada um para sentir a diferença, ai podem falar quanto as cores que muito afetam nisso, não importa, pode ser a cor que você quiser no GTI e o SI não precisa ser laranja. Os olhos vão ser atraídos pelo SI, é impossível não olhar e ao desvio do olhar, voltar novamente para ter certeza do que viu, sem desmerecer, mas o GTI passa despercebido mesmo em cor forte como o vermelho, tem 1.4 TSI nessa cor também então não da para saber se é o um GTI ou não, nem o para-choque muda isso, Mas o seu visual é muito plausível, grade bem acabada com o logotipo GTI e linha vermelha na parte de baixo, além das grandes colmeias que além de melhorar o desenho, servem também para refrigeração do motor e principalmente da turbina, além de pinças de freio pintadas de vermelho e o para-choque diferenciado, alargado, mesmo com tudo isso ele não é muito olhado digamos assim, pelo menos não quando tiver um SI por perto mas mesmo assim é difícil você notar em um Golf GTI estacionado, diferente para o esportivo da marca japonesa. 
  Além do visual, o Civic vem com uma ótima lista de itens de série, mas em minha opinião mão mais importante, essa melhoria e agressividade no visual, poderia ter sido apresentado com um complemento de melhoria no motor também, e é nesse ponto que o GTI sai vitorioso, mas não crie expectativas e continue lendo. 

  O Civic tem motor 2.4 i-VTEC de 206 cavalos de potência e transmissão manual de seis marchas, mesma receita usada na geração passada, Só o que foi feito foi a substituição do propulsor 2.0 que antes gerava 192 cavalos, que gerou um acréscimo de 14 cavalos. No 0 a 100 km/h o Si fez em 8,2 segundos, sensação que algo saiu errado pois mudaram de leve a receita e parece que desaprenderam e fizeram com o que o carro aumentasse o numero e não baixasse. O Golf que tinha o velho motor 1.8 turbo de 193 cavalos de potência com um câmbio manual de cinco marchas passa por uma evolução e ganha um motor 2.0 turbo de 220 cavalos e injeção direta. Um Golf 2008 vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos, o modelo de 2015 faz esse teste em 6,7 segundos. 

  Quando se fala em retomadas é o Civic SI apresenta resultados semelhantes de um Golf civilizado, aquele com motor 1.4 turbo de 140 cavalos. O alemão sai no lucro pelo turbo é claro, recurso que oferece um torque em uma faixa mais ampla de rotação do motor e deixa de lado as relações de marchas mais curtas. A Honda usou outra estratégia, deu privilegio para as relações longas e baixou a rotação máxima do pico de força, o que fez com o que o SI tornasse um carro forte, mas que se adaptasse bem para uso no dia-a-dia, até sua suspensão perdeu rigidez para aumentar o conforto. E no fim o Civic ficou mais pesado em 37 kg, enquanto o Golf aproveitou a tecnologia e ficou 27kg mais leve.
  A Volkswagen não precisou fazer nenhum ajuste para deixar o carro comportado para deixar ele um carro adequado para o uso no dia-a-dia. Isso devido ao câmbio DSG, a caixa automatizada de seis velocidades que possui duas embreagens banhadas a óleo. Super rapidas que faz trocas de marchas em 8 milissegundos, quando acelera forte, as trocas são acompanhadas de um estampido abafado, oriundo do sistema de escape, que invade a cabine. O Golf é bem provocador nas curvas, e não tem nada a discutir quando se fala em estabilidade, pouco sente-se a rolagem da carroceria, aplausos para a suspensão four-link na traseira.
  Mesmo com a vantagem ao pisar fundo no acelerador, o Golf é que tem os melhores resultados de consumo. Seu consumo urbano é de 10,8 km/litro e o rodoviário, 15,4 km/l contra 8,9 e 11,1 do Civic. Uma dica que eu dou para quem tem dinheiro para comprar um Golf GTI, é para se apressar, porque por enquanto ele é um legitimo alemão de verdade, mas ano que vem o esportivo passará a ser fabricado no Brasil, em São José dos Pinhais. Só o Volks tem o start-stop, sistema que desliga o motor em paradas longas para economizar combustível, freio de estacionamento elétricos, park assist que como a propaganda do Focus explica, é a tecnologia que estaciona o carro sozinho e ACC, um tipo de piloto automático que tem a capacidade de acompanhar o tráfego e frear sem as intervenções do motorista.
  Mas tudo isso tem um preço né pessoal. Os preços do GTI começam em R$ 101.470, mas nesse valor não esta incluso a pintura metálica e um pacote repleto de componentes tecnológicos de R$ 30.200 e sem contar o valor do teto solar. 

  O Honda Civic não terá opcionais e tem o custo estimado em R$ 110.000 e o Golf ideal custa pelo menos R$ 120.000 que é o valor incluído do pacote intermediário. Os extras incluem GPS, ACC, sensores de estacionamento, ar-condicionado dual zone, xenônio e detalhes de acabamento.
  O novo SI começa a ser vendido depois de sua exibição no Salão do Automóvel de São Paulo sem opcionais. Quem comprar pode escolher a cor laranja, branco, preto ou vermelho.

Fiquem com mais algumas fotos e as considerações finais:

  Tudo que você precisava saber ja foi falando, o resultado a ser definido vai de cada um e se for mesmo comprar o carro, depende do seu propósito para cada um, os dois vão ser boas escolhas mas só depende de vocês. Eu sou fã do Honda, eu disse fã, mas se fosse pra comprar 0 Km não compraria nenhum dos dois, pelo alto valor e pelo fato que da para achar coisa melhor com o preço de ambos, principalmente do Golf GTI, mas digamos que eu tenha que dar uma opinião, quem paga o valor de um SI compra um GTI, então eu escolheria GTI, mas isso só em caso de ser obrigado a escolher um dos dois mesmo. Se for pra comprar usado eu compro um GTI, um 2008 quem sabe, não é muito difícil de achar com preço bom e em ótimo estado.
  Ta certo pessoal, vamos finalizando esta postagem aqui, determine você mesmo seus gostos automotivos, tem muita gente que fala que gosta de carro mais é muito indeciso e escolha sua marca. Agora se você planeja comprar, trocar seu carro, é bom conferir a edição da Quatro Rodas 662 de Outubro de 2014, que inclusive traz na capa a briga de GTI x SI, mas confira dentro dela tambem o resultado final dos eleitos. Lembrando que vou fazer como todo ano, trazer aqui os primeiro colocados de cada categoria e falar um pouco deles, acho que quarta-feira deve estar pintando essa postagem aqui, até porque não é só uma cópia como muitos pensam, eu leio antes e repasso informação do meu jeito, se não é plágio, mas sim, a base é da Quatro Rodas, Os Eleitos 2014, não perca.




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