12 de março de 2021

Você já viu? Palio Citymatic

   Bom dia! Quem ai já ouviu falar nessa invenção da Fiat, a versão Citymatic para o Palio 1.0 de primeira geração, nome esse dado devido ao sistema de câmbio que era utilizado nessa versão. Um câmbio manual que não necessitava do uso de embreagem para a troca de marchas. Veja mais:

  A Fiat inovou a colocar esse câmbio em um carro 1.0 pois não era algo novo, essa opção já era disponível na Classe A. O Palio Citymatic nada mais era que a versão ELX com o sistema de embreagem automática instalado.

  O funcionamento da troca de marchas é basicamente próximo de um automático, basicamente o que anos depois foi proporcionado(e mal falado), nos câmbios chamados: automatizados, do tipo: dualogic, i-motion, onde como dizem, um robô faz a troca das marchas de acordo com a pressão no acelerador. O Citymatic é a mesma coisa porem com a necessidade das trocas na alavanca "manualmente". Para ligar, somente com o câmbio em ponto morto e pé no freio, para arrancar bastava engatar a primeira e acelerar, o próprio sistema ia atuando com a embreagem conforme o necessário, calculando pela força aplicada no pedal do acelerador. O pedal do freio passa a ser o único que divide espaço com o acelerador e por isso ficou maior para facilitar o uso, bem parecido com um veiculo automático,


  Bem provável que você nunca tenha andando em um ou pelo menos visto um, saíram muito poucos, justamente pelo preconceito com o sistema. Preconceito esse que veio a ter nos câmbios automatizados, mas enquanto os apreciadores diziam que quem reclamava é que não sabia usar, outros diziam que era uma bela "porcaria". O sistema Citymatic prometia baixar o desgaste da embreagem que era normal, já que o usuário atuando com os 3 pedais acabava por queimar mais embreagem que o necessário ao arrancar em uma subida por exemplo ou pelo simples fato de parar no semáforo e ficar segurando o a embreagem com o carro engrenado, até mesmo os que usam o engate da marcha para parar o carro(sem auxilio do freio de mão). 

Gosta de publicações assim, comente sua dica ou sugestão.

Curta nossa pagina no Facebook.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário, sua participação é muito importante para nós!