Bom dia! Quem ai já ouviu falar nessa invenção da Fiat, a versão Citymatic para o Palio 1.0 de primeira geração, nome esse dado devido ao sistema de câmbio que era utilizado nessa versão. Um câmbio manual que não necessitava do uso de embreagem para a troca de marchas. Veja mais:
A Fiat inovou a colocar esse câmbio em um carro 1.0 pois não era algo novo, essa opção já era disponível na Classe A. O Palio Citymatic nada mais era que a versão ELX com o sistema de embreagem automática instalado. O funcionamento da troca de marchas é basicamente próximo de um automático, basicamente o que anos depois foi proporcionado(e mal falado), nos câmbios chamados: automatizados, do tipo: dualogic, i-motion, onde como dizem, um robô faz a troca das marchas de acordo com a pressão no acelerador. O Citymatic é a mesma coisa porem com a necessidade das trocas na alavanca "manualmente". Para ligar, somente com o câmbio em ponto morto e pé no freio, para arrancar bastava engatar a primeira e acelerar, o próprio sistema ia atuando com a embreagem conforme o necessário, calculando pela força aplicada no pedal do acelerador. O pedal do freio passa a ser o único que divide espaço com o acelerador e por isso ficou maior para facilitar o uso, bem parecido com um veiculo automático,Gosta de publicações assim, comente sua dica ou sugestão.
Curta nossa pagina no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário, sua participação é muito importante para nós!