Essa morre mas nunca sai de cena, fez parte da vida de muitas pessoas. A brilhante ideia de um veiculo de transporte de carga e passageiros que saiu do papel em 1950 pelas mãos de Ben Pon, idealizador do projeto que começou com esse esboço da foto acima.
No Brasil ela desembarcou em 1953 e passou a ser fabricada por aqui em 1957 se tornando o primeiro veiculo fabricado pela Volkswagen no Brasil e o que esteve por mais tempo em produção.
A Kombi se apresentou em diversas configurações ao longo da sua longeva vida com mudanças muito sutis e discretas. A famosa corujinha como chamava o modelo T1 permaneceu até 1975 quando surgiu a T2 com atualização da estética principalmente da frente, já que o restante foram melhorias mecânicas. Depois dessa atualização ela só foi adotar o modelo similar ao mexicano em 1997 com porta corrediça na lateral, três vidros nas laterais e teto elevado.
Após o ano de 1997 a grande mudança ocorreu em 2005 quando ela perdeu o motor refrigerado a ar e passou a ser um motor 1.4 refrigerado a água com adesão da grade do radiador na parte da frente, mecânica similar ao Gol da época. Ainda em 2005 é lançada a edição limitada a 200 unidades: Série Prata para colecionadores para sacramentar o fim do motor boxer refrigerado a ar.
SÉRIE PRATA, LIMITADA A 200 UNIDADES. |
Sempre terá Kombi nesse mundo assim como o irmão Fusca, cada vez mais raros e mais conservados pelos verdadeiros fãs e colecionadores do modelo e apreciadores da história. Um fato sobre a ultima Kombi, a ultima a sair da linha de montagem foi enviada para a Alemanha para um museu do grupo Volkswagen, a plaqueta 1200/1200.
Parabéns Kombi! Pelos 70 anos.
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