23 de outubro de 2015

Vale a pena relembrar: Ford GT40.

  Bom dia pessoal! Giro Automotivo começa nova serie para relembrar o passado automotivo, lembrando que passado não precisa ser a 100 anos atras e nem a 1 ano atras, então abre uma variedade de coisas que podemos citar quando se fala de passado automotivo, porem, não sera qualquer besteira, isso eu garanto, prometo agradar e variar nos títulos, ou seja, não vamos manter um concordância de décadas e anos. Agora, deixando a baboseira de lado, vamos a postagem inicial com Ford GT40, se você não conhece, precisa conhecer e se ja conhece, relembre para nunca esquecer um carro como esse. Aproveitem!


  Uma verdadeira lenda(vai ler muito isso quando se tratar de mitos do passado), mas se encaixa perfeitamente ao Ford GT40, que surgiu com a ideia principal de ser um carro veloz e imbatível nas pistas, capaz de superar a Ferrari na famosa e tradicional 24 Horas de Le Mans. Essa foi a encomenda feita por Henry Ford II, e foi assim que o GT40 conquistou sua grande fama.
  O modelo era leve e potente, para bater de frente com os italianos e atingir a máxima de 320 km/h. Para conseguir este feito, o modelo era equipado com um motor V8 de 4.7 litros, capaz de desenvolver 390 cavalos de potencia. 

    O GT40 estreou nas pistas em 1964 nos 1000 quilômetros de Nurburgring, era sua primeira prova e um teste, para saber se o modelo era eficiente contra os italianos. Mas a estreia não foi nada animadora, devido a um problema na suspensão do carro ele foi tirado da prova. Para 1965, novos e vários problemas apareceram e a Ferrari conquistava sua 6ª vitoria consecutiva em Le Mans. 

  Em 1966 a Ford aperfeiçoou o modelo que deram resultados e consagraram o GT40 como campeão. Assim a norte-americana Ford atingia sua meta inicial de desbancar a Ferrari, vencendo a prova e levando as três primeiras posições. Nos anos consecutivos, a Ford GT40 conquistou mais três vitorias acumulando quatro vitorias consecutivas: 1966, 1967, 1968 e 1969 nas 24 Horas de Le Mans. 

  Em 1968, ocorreu uma mudança no regulamento da prova, foi reduzida a cilindrada dos motores para no máximo 3.0 litros. A conquista de 1969 foi conquistado por uma equipe não oficial. Era dessa forma que o GT40 entrava para a historia e ao mesmo tempo se despedia de um breve período de tempo repleto de conquistas e sucesso. 

  Em 2002 a Ford surpreendeu a todos no Salão de Detroit quando apresentou o modelo que ate então era um conceito, modelo muito semelhante ao GT40, na verdade, quase idêntico, porem a Ford nomeou ele como Ford GT e insistia que era um modelo totalmente novo. 

  O Ford GT não mantinha somente os traços do design do GT40, manteve também as características do motor V8 de 5.4 litros, capaz de gerar 500 cavalos de potencia e torque máximo de 69,2 kgfm a 4500 rpm. Tudo aumentou, a unica coisa que reduziu foi a velocidade máxima que passou para 305 km/h. 
  Ate em período de produção os irmãos GT e GT40 se assemelham, estrondoso e bre, o GT foi lançado oficialmente no mercado em 2003, e se manteve em fabricação durante quatro anos, se despendido da linha de produção no segundo semestre de 2006. 

  Fato interessante: Os fãs de conteúdo automotivo de qualidade já devem conhecer o programa Fast N' Loud ou Dupla do Barulho no Brasil, o pessoal da Gas Monkey Garage em um de seus recentes projetos, recuperou um Ford GT, e aqueles que já assistiram o episodio em que eles restauraram um Ferrari F40(em breve contaremos essa historia aqui no GA), ao assistir o episodio do GT, você vai notar que ha grandes semelhanças na receita da reforma.
  Compre um esportivo clássico vermelho acidentado, e transforme ele em um esportivo raro, nunca visto antes e de preferencia, pinte-o de preto. Agora confira algumas fotos do Ford GT da Gas Monkey, que devo agradecer por trazer de volta a vida esse sub-mito, claro, porque mito de verdade são os GT40. Aplausos para Aaron Kaufman e Richard Rawlings.

image
  Aqui acima, vocês viram o resultado, confira fotos do carro sem a frente, acidentado abaixo:

  Em breve uma postagem aqui no Giro Automotivo sobre o novo GT40, ficou show, ha espaço para ele no gosto dos fãs do GT40 da década de 60 e do Ford GT.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário, sua participação é muito importante para nós!