19 de julho de 2015

Grandes sucessos automotivos: Chevrolet Camaro

  Grandes sucessos automotivos! Essa serie começou com o clássico Ford Mustang, um carro único e repleto de fãs em todos os cantos do mundo, mas como todos sabem, existe aquela velha briguinha de grandes beberrões americanos onde são citados três nomes, são eles Chevrolet Camaro, Ford Mustang e Dodge Challenger, nao tenho vontade de promover nenhuma confusão ate porque gosto e gosto, mas so para a treta rolar, antes de começar a contar a historia do Camaro, já deixo dito aqui que quem nasceu para ser Chevrolet Camaro, nunca sera Ford Mustang, vale para o Challenger também.
  Deixando as brincadeiras de lado, vamos de postagem com Chevrolet Camaro, outro grande clássico americano conhecido mundialmente, se você quiser comentar alguma coisa sobre o blog, deixe sua mensagem la na pagina do Facebook. Clique aqui.

   O Camaro veio como forma de provocação, ou melhor, de resposta para a Ford que havia lançado o Ford Mustang, essa resposta veio um pouco tarde. Nessa época a Chrysler lançou na época o Plymouth Barracuda, sem o mesmo sucesso/ A GM mesmo atrasada lançou uma resposta a altura com o Camaro, apresentado em 1967, junto a ele também foi apresentado o Pontiac Firebird, uma outra divisão do grupo General Motors. 
  O Camaro não era ma imitação do Mustang, foram feitos sob os padrões americanos, duas configurações sendo um cupe e um conversíveis pequenos, porem com grande potencial esportivo. Construído na base do Chevrolet Nova, foi construído o muscle car da Chevrolet ou pony car, outra discussão de gênero que rola ate hoje. 

  O Camaro era bonito seguindo o estilo do Mustang, continha frente larga e traseira curta e perfil rebaixado e com a linha de cintura da carroceria com leve ondulação. No mesmo rumo do concorrente da Ford, o Camaro era cheio de personalizações. 
  Ele contava com aproximadamente 80 opcionais e 40 acessórios que estavam disponíveis das revendas. Entre os motores disponíveis, estavam; o seis cilindros de 140 cavalos ou 155 cavalos de potencia e o motor V8 que tinha opções de 210 a 375 cavalos e ainda continham quatro opções de transmissão. 

  Em seu lançamento, um conversível RS/SS chamou atenção como carro madrinha nas 500 milhas de Indianópolis. Mas foi a versão Z/28 que ficou mais famosa devido ao seu apelo esportivo. Com um motor de 290 cavalos de potencia e cambio de quatro marchas, freio a disco na frente e suspensão reforçada, ele acelerava de 0 a 96 km/h em 6,9 segundos. No total o Z/28 vendeu mais de 7 mil carros em 1968. Mas ficaram para os anos seguintes as maiores mudanças, a frente foi redesenhada e os para-lamas ganharam ressaltos que formavam vincos na parte superior. As lanternas e o painel também eram novidades, assim com os motores mais potentes. 

  A produção da linha 1968 durou até metade de 1970, quando surgiu a segunda geração somente com configuração fastback. Depois disso vieram mais duas mudanças ate o modelo sair de linha em 2002. Se com o Mustang, a Ford definiu um nicho de mercado e perdeu a mão nos anos 70, a Chevrolet teve o mérito de se manter fiel ao espirito inicial do Camaro, voltado sempre ao apelo esportivo, tantos nos motores quanto na aparência. A exemplo do que ocorreu a 40 anos, a disputa entre Camaro e Mustang voltou em 2010 quanto a GM apresentou a versão modernizada do esportivo que agradou uma geração inteira nos anos 60.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário, sua participação é muito importante para nós!