Deixando as brincadeiras de lado, vamos de postagem com Chevrolet Camaro, outro grande clássico americano conhecido mundialmente, se você quiser comentar alguma coisa sobre o blog, deixe sua mensagem la na pagina do Facebook. Clique aqui.
O Camaro veio como forma de provocação, ou melhor, de resposta para a Ford que havia lançado o Ford Mustang, essa resposta veio um pouco tarde. Nessa época a Chrysler lançou na época o Plymouth Barracuda, sem o mesmo sucesso/ A GM mesmo atrasada lançou uma resposta a altura com o Camaro, apresentado em 1967, junto a ele também foi apresentado o Pontiac Firebird, uma outra divisão do grupo General Motors.
O Camaro não era ma imitação do Mustang, foram feitos sob os padrões americanos, duas configurações sendo um cupe e um conversíveis pequenos, porem com grande potencial esportivo. Construído na base do Chevrolet Nova, foi construído o muscle car da Chevrolet ou pony car, outra discussão de gênero que rola ate hoje.
O Camaro era bonito seguindo o estilo do Mustang, continha frente larga e traseira curta e perfil rebaixado e com a linha de cintura da carroceria com leve ondulação. No mesmo rumo do concorrente da Ford, o Camaro era cheio de personalizações.
Ele contava com aproximadamente 80 opcionais e 40 acessórios que estavam disponíveis das revendas. Entre os motores disponíveis, estavam; o seis cilindros de 140 cavalos ou 155 cavalos de potencia e o motor V8 que tinha opções de 210 a 375 cavalos e ainda continham quatro opções de transmissão.
Em seu lançamento, um conversível RS/SS chamou atenção como carro madrinha nas 500 milhas de Indianópolis. Mas foi a versão Z/28 que ficou mais famosa devido ao seu apelo esportivo. Com um motor de 290 cavalos de potencia e cambio de quatro marchas, freio a disco na frente e suspensão reforçada, ele acelerava de 0 a 96 km/h em 6,9 segundos. No total o Z/28 vendeu mais de 7 mil carros em 1968. Mas ficaram para os anos seguintes as maiores mudanças, a frente foi redesenhada e os para-lamas ganharam ressaltos que formavam vincos na parte superior. As lanternas e o painel também eram novidades, assim com os motores mais potentes.
A produção da linha 1968 durou até metade de 1970, quando surgiu a segunda geração somente com configuração fastback. Depois disso vieram mais duas mudanças ate o modelo sair de linha em 2002. Se com o Mustang, a Ford definiu um nicho de mercado e perdeu a mão nos anos 70, a Chevrolet teve o mérito de se manter fiel ao espirito inicial do Camaro, voltado sempre ao apelo esportivo, tantos nos motores quanto na aparência. A exemplo do que ocorreu a 40 anos, a disputa entre Camaro e Mustang voltou em 2010 quanto a GM apresentou a versão modernizada do esportivo que agradou uma geração inteira nos anos 60.
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