28 de dezembro de 2014

Retorno - Grandes Sucessos Brasileiros: Ford Landau

 Há tempos que não apareço, nem sei se devo voltar porque acabei ficando muito ocupado nesses últimos dias e nunca dava tempo...estava trocando qualquer meia hora no computador por um cochilo, mas com o novo ano tudo deve se normalizar, ou não, vamos ver hehe. Sem mais explicações e deixando de lado que passou o natal em branco aqui no Giro Automotivo, vamos continuar da madrugada do dia 28 mesmo.

  Temos que voltar em grande estilo, falar do carro que é literalmente o sinônimo de grande, estamos falando de Ford Landau. Retornar com essa série que tem sucesso até no nome, só posso estar falando dos Grandes Sucessos Brasileiros. Gostou dessa introdução, então continue lendo para saber mais, ou relembrar sobre esse 'grandalhão' que com certeza deixou saudades para muitos admiradores, atualmente é muito cobiçado entre os fãs de carros clássicos, em sua maioria, quem tem um na garagem, não se desfaz tão fácil assim. Confere ai:

  O famoso grandalhão que já esteve até a serviço da presidência, quem não se lembra ou nunca ouviu falar do Landau. No fim da década de 80, o Landau presidencial tinha seus problemas e por diversas vezes deixou o presidente José Sarney a pé ou quase a isso. O Landau ocupou a vaga principal do Palacio, mesmo depois de anos sem ser produzido, nenhum nacional chegava perto dele em espaço, conforto e silêncio ao rodar.

  A Ford deu um novo significado a palavra luxo aplicado aos carros nacionais, quando apresentado o Galaxie 500,  fim de 1966 e avançou ainda mais ao lançar o modelo LTD que passou a fazer parte da linha para 1969. Com melhor acabamento, o LTD ganhou motor 4800 cm³ que viria tornar-se padrão para toda a linha, o original do Galaxie tinha 4500 cm³. Ele vinha com direção hidráulica de série, ar-condicionado e o câmbio automático, que era uma novidade entre os nacionais. 

  Quando surgiu o LTD Landau dois anos depois, a carroceria era a comum de todos os Galaxie. Na coluna traseiro sobre o vinil do teto destacava-se o ornamento em forma de dobradiça, lembrando as que eram usadas nas carruagens conversíveis, as chamadas landaus. O detalhe mais marcante do carro era a vigia traseira pequena que dava ao carro um toque de exclusividade e mais privacidade para quem ia no banco traseiro. 

  Os modelos da linha Galaxie 1976 ganhavam o motor 302 de 5.0 litros que já equipava o Maverick, mais leve e menos poluente. O LTD Landau passou a ser só Landau, com seu peso de 1730 kg, ele chegava aos 158 km/h e fez de 0 a 100 em 15 segundos com ar-condicionado desligado. A édia de consumo foi de 5,5 km/l,


  Era em curvas que o Landau demonstrava o conforto que ele tinha muitas coisas inexplicáveis, como a ausência do acionamento elétrico dos vidros e o módulo do ar-condicionado sem graduação de temperatura.
  Em 1980, o Landau entrou na era do álcool, quando já não existia o pioneiro 500. Em janeiro de 1983, o Landau encerrou a era dos grandes Ford aqui no Brasil. Há quem diga que o Fusion, é o novo Landau, mas quem fala isso, com certeza não sabe a besteira que estão falando, pois somente o Landau pode ser Landau, o mesmo vale para Galaxie. 


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Um comentário:

  1. carro lindo, fantastico, eu amo todos os tipos de. veiculos antigos e classicos mas, o ford galaxie landau são muito mais chamativos pelo tamanho e estrutura da carroceria, eu estou guardando dinheiro para comprar um landau pra mim e, daqui 4 ou 5 anos, eu vou comprar um landau pra mim ;), isso se eu não morrer até lá kkkkkkkkkkkk, mas meu sonho de consumo, é ter um ford landau

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