Era a Fiat fazendo historia, lançando o primeiro carro turbo alimentado de serie, fabricado no Brasil.
Porque não arriscar um pouco mais em dizer que o Uno Turbo foi o melhor esportivo vendido e fabricado por aqui. Seria exagero? O carro chegou agradando a todos os gostos, sobretudo os que curtiam pisar fundo no acelerador e sentir a potencia, nem que fosse só para uma ultrapassagem, o pequeno e leve carrinho faz o 0 a 100 Km/h em 8,6 segundos, lembram do que falam de peso e potencia, sim, quanto mais baixo o primeiro numero e mais alto o segundo, melhor sera o resultado, mas um ótimo desempenho não depende somente disso, mas na época o Uno assumiu a ponta como o nacional mais rápido deixando para trás, ícones como Escort XR3, atingia 190 Km/h de velocidade final, contra 196 Km/h do peso pena, Uno.
Por dentro ele seguia o modismo quando o tema era esportivo, muito disso permanece ate hoje. Falamos de detalhes em vermelho, alem do volante com desenho esportivo, se assim posso dizer, alem dos bancos anatômicos e do monômetro que indicava a pressão do turbo, no mostrador do velocímetro, como todo carro, independente de ser esportivo ou não, sempre e mais positivo que a verdade quando se fala em velocidade, o mostrador marcava ate 240 Km/h, missão impossível era faze-lo chegar aos 200, mas as aceleradas eram empolgantes, o turbo entrava em ação a partir dos 3000 mil giros, e entregava um torque de 17 Mkgf entregues em 3500 giros.
Em comparação ao Uno tradicional, o Uno Turbo ficou 10mm mais baixo, mas as mudanças em suspensão vão alem disso, os amortecedores por exemplo, foram substituídos por novos amortecedores pressurizados. Na parte de freios, os tambores traseiros e os discos ventilados foram emprestados do Fiat Tempra, freios esses que poderiam ser com um sistema ABS, muito criticado quanto a isso na época, mas nem um sistema de freio a disco nas quatro rodas o modelo recebeu.
O Uno Turbo teve vida curta, foi fabricado de Maio de 1994 ate o Abril de 1996 e estima-se que tenho sido fabricadas pouco mais que 1800 unidades do modelo, o que torna mais difícil de encontrar um por ai, ausente ate mesmo em grandes encontros e exposições de automóveis. Quanto ao trono de mais rápido do Brasil, nacional, durou muito menos que sua fabricação, apos 1 mês foi tomado por um modelo da família, estou falando do Fiat Tempra Turbo, que atingia 212 Km/h.
Nota: Vale ressaltar que esse carro e um grande cotado para valorizar nas próximos anos, como ja vem acontecendo a tempos, se quer ter um, compre o quanto antes.
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