31 de maio de 2015

Mal falados: Ford Ecosport 1.0 Supercharger.

  Nova série estreando aqui no Giro Automotivo, aproveitando esse recomeço que eu espero que não seja momentâneo. O nome é: Mal falados, o que já se entende, vamos falar de carros e costumes que todo mundo critica e fala mal, muitos se confirmam e outros não passam de pura tradição em falar mal mesmo. As postagens não terão nenhuma rotina diária, semanal nem nada do tipo, vou postando as vezes até mais de um caso em uma mesma postagem, mas depende muito do tamanho do conteúdo então não se preocupem que aos poucos vai vindo alguns assuntos, para começar vamos falar da Ford Ecosport 1.0 Supercharger. Quem sabe que essa versão existiu, sabe o quanto é mal falada pelos que a conhecem e é claro que grande parte é pura verdade. Quem comprou uma, bom, tenho pena dessa pessoa, se você tem uma na garagem e não entende o porque falam mal, bem, ignore as piadas, o que importa é sua felicidade hehe.


Claro que "boazona" a Ecosport 1.0 Supercharger não é, mas também não isso tudo que o povo fala não, até dizem que quem tem uma está contente mas também acho que esses carros tem seus donos definidos, geralmente pessoas que não ligam muito para desempenho e que se deixam levar muito pelo espaço e aparência do Ecosport que como muitos sabem conquistou as famílias e o publico feminino.
  Quando a Ecosport foi lançada era considerada revolucionaria por tudo que oferecia, o "jipinho" da Ford surpreendeu a todos e foi muito aguardada pelo publico. Logo de cara a Eco chegou com três opções de motores, são eles o que equipa a versão que da nome para essa postagem, o 1.0 8v Supercharger, 1.6 8v e 2.0 16v. Em três versões: A XL, XLS e XLT, o motor 1.0 8v Supercharger somente na configuração XL, o motor 1.6 era oferecido na XL e XLT, a XLS só tinha na versão equipada com motor 1.6. O 2.0 somente na XLT. Mas vamos parar de falar dos modelos de maneira geral e vamos falar de Ecosport 1.0 XL Supercharger.

  Na época, era tudo novo, então não existia comentários positivos nem negativos, estava tudo meio que sendo analisado até gerar uma certa critica publica e fazer com que o motor que já era mal falado no Fiesta, ficasse mal falado na Ecosport também. 2/3 que criticaram não tem a ideia do que quer dizer Supercharger, e não estou falando isso com se fosse uma mega turbina que aumenta a potência em 100 cavalos, mas não é nenhum lixo de sistema de turbo como falam.
  Mas claro, carro pesado, "grande", sim, assim mesmo entre aspas, as medidas da Ecosport eram pouco diferentes das do Fiesta, o entre eixos era o mesmo.

  Já citei que era disponível somente na versão de entrada, mas a surpresa é que a própria Ford não era muito fã pelo jeito do modelo a ponto de muita das vezes não te-lo a mostra no showroom de suas concessionarias e as vezes nem no estoque. Talvez por isso não tenha nem sido muito vendida, méritos para o 1.6 que não tinha muita diferença no valor, seria tipo 30 reais a mais na prestação então porque ir de 1.0 XL se pode ir de XL 1.6 ou uma XLS. Hoje no mercado de usados, como dizem, esse modelo deve penar pra vender, pelo menos na minha região, poucos não sabem da "buxa" que estão levando para casa, e mais uma vez volto a falar que só quero dizer que é um mal negócio justamente por ter se tornado mal falado e isso nunca é bom, baixa procura, baixo preço de revenda, e tantas outras coisas que irão vir junto quando comprar um modelo assim. São 95 cavalos de potência, realmente não é muito, mas dava conta, claro que para ultrapassagens o pequeno 1.0 passa trabalho para animar até com ar-condicionado desligado. 
  Quem conhece o Fiesta Superchager sabe que o modelo também é mal falado por causa do motor, mas quem não entende fala que é porque é 1.0 e é a mesma coisa para a Ecosport, mas na verdade não é nem por ser 1.0 e sim por falta de torque mesmo. Como explica os avanços tecnológicos da Ford para lançar o 1.0 EcoBoost com três cilindros e mais potência e torque que muito 1.6, então sem esse papo de que é porque é 1.0, que não rola.

  Antes de vir falar do modelo, não pode se basear somente no que falam e então fui ler um pouco a respeito e acabei descobrindo que muitos proprietários são satisfeitos com seus modelos, e a parcela dos que reclamam não é nem da baixa potência e sim do ruido interno, o que já é de se esperar mas parece que é muito maior, diz que o som do motor invade a cabine aos 120 km/h que é perturbador, um pouco exagerado mas já traz certo desconforto. Outra que nem contei é do consumo, a parte em que comentam que ela bebe igual ao 2.0 infelizmente é verdade, mas isso é visto até no Fiesta onde o 1.6 Rocam é mais econômico que o 1.0, ele é mais beberrão que o motor 1.6 e faz parcialmente as mesmas médias do 2.0 16v. Em questão de manutenção mal falada, igual ao que falam do mesmo motor quando equipado no Fiesta também é pouco verdadeira, não é geral, sempre há aqueles casos isolados.
  Opinião GA: No fundo não é aquilo tudo, não quer dizer que tudo que falam cai por terra, o carro tem de tudo um pouco mas geralmente é só uma pitadinha de cada quesito criticado, mas acho que os três fatores mais mal falados mesmo são o desempenho, consumo e revenda, e com revenda vocês entendem que é a procura por um carro desse modelo que é baixa e será sempre a ultima opção de quem procura um Ecosport usado, semi-novo para comprar, e quanto a desempenho e consumo acho que já foi tudo relatado então não precisamos mais comentar nada. Apesar de tudo, ainda não recomendo, nem para o pior inimigo, me desculpe os que não veem nada de mal nisso mas é bom que continue mal falada, a Ford apostou alto lançando o modelo, e como muitos outros casos em tantas outras marcas que nem precisamos citar fracassos do tipo, que devem vir por ai em mais postagens da série. Então para quem gostou, continue acompanhando o Giro Automotivo.




Um comentário:

  1. Otima postagem tirou minhas duvidas sobre esse motor e modelo de Ecosport muito obrigado!!

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