8 de outubro de 2014

Top 10 Curiosidades: Não deram liga.


  O mundo automotivo é cheio de fatos desconhecidos, no meio de carros que fizeram um grande sucesso no mundo inteiro, e a respeito disso que vou lançar a série dos Grades sucessos automotivos, mas vamos falar da outra ponta dessa história, os carros que não chegaram nem perto do sucesso esperado e se tornaram legitimas, péssimas idéias. Os motivos para um carro não vingar são muitos, confira uma lista com dez carros que foram por esse lado de fracassar. Leia o post completo.

1- Pontiac Fierro: No ano e 1984, a Pontiac estava a procura de um carro que fosse mais econômico que o seu famoso Pontiac Firebird. Assim surgiu o Fierro, um carro esportivo de dois lugares com um motor traseiro e um motor com míseros 92 cavalos. O carro tinha um design nervoso, com cara de carro rápido, mas com seu motor não tão potente, fazia com que o carro mal atingisse 160 km/h, além de alguns problemas quanto ao compartilhamento de peças de outros carros da GM.

2- Cadillac Allanté: Esse charmoso conversível de 1986 tinha seus encantos, mas tinha um preço muito alto. Ele era equipado com m motor V8 e design Pininfarina, a cula do seu alto valor era porque a carroceria ia de avião da Itália para os Estados Unidos e não se comparava ao luxuoso Mercedes SL, que era mais bonito e potente.

3- Ford Mustang II: A crise do petróleo atingiu os muscle car que tinham seus motores potentes e beberrões dos anos 70. Para manter forte o nome Mustang, a Ford lançou em 1978 a segunda geração do pony car, fizeram dele um carro menor, com motores não tão potentes para serem econômicos e tirou de produção os motores V8, e isso acabou revoltando os fãs do carro que diminuiu as vendas em 50%. Em uma tentativa de resgatar os fãs de oito cilindros em V, a Ford trouxe em 1975 a versão Silver Ghia com o motor V8, mas de nada adiantou.

4- Maserati Kylami: Em 1975, a De Tomaso comprou a marca italiana Maserati, eles criaram um cupê que tinha seu motor próprio, mas ele era feito na base do De Tomaso Longchamp para diminuir os custos. Os fanáticos rejeitaram, para ele, o Kylami não era um legitimo Maserati.

5- Porsche 914: Era era projetado e vendido em conjnto com a Volkswagen em 1969, a ideia era tornar a marca esportiva, mais popular. Com opções de motor Porsche 110 cavalos ou de VW 80 cavalos, ele tinha um preço mais elevado, mais que um  Datsun 240Z que tinha motor de 150 cavalos de potência, mas como compra ele não poderia ser levado a sério.

6- Buick Reatta: Conhecida por produzir grandes sedãs de luxo, a Bucik resolveu fazer um esportivo de dois lugares, em 1988. Mas os compradores da marca, acostumados com os grandalhões de luxo, simplesmente ignoraram o carro e ele acabou vedendo só 25% do previsto.

7- Pontiac GTO: Para brigar com o Ford Mustang, em 2004 a GM importou da australiana Holden o Monaro, versão cupê do Commodore, o Omega importado para o Brasil. E resgatou um nome clássico, e assim surgia o Pontiac GTO. Mas isso não enganou os entusiastas, que também não gostaram do desenho antigo, de 1997.

8- Ferrari Dino: Projetada para ser mais barata e rivalizar com o Porsche 911, ele trazia um bom motor de 180 cavalos. Só que era um V6. Os fãs da marca, habituados ao V12, acharam um disparate. Para piorar, ela tinha uma marca própria, o nome Dino 206GT, e por isso, não tinha o cavalinho da Ferrari no capô.

9- Ford Thunderbird: Com a moda do design retrô vendendo bem nos EUA, como no caso do New Beatle, a Ford ressucitou um sucesso dos anos 50. Com plataforma e motor dos modelos das suas marcas Lincoln e Jaguar, o Ford T-Bird perdeu a identidade e só foi fabricado de 2002 a 2005.

10- Alfa Romeo 155: Proprietária da Alfa, a Fiat queria um substituto para o sedã 75. E assim surgiu o 155, em 1992. Ele tinha pegada esportiva e personalidade, mas usava a mesma plataforma Tipo Tre, a mesma do Fiat Tempra e do Lancia Deda. Isso era o suficiente para os alfistas ignorarem o modelo.


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